PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica do colégio, está firmada nos quatro pilares do sistema de educação apresentado pela Comissão Internacional de Educação da UNESCO, segundo o qual todo educador deve estimular os estudantes a:
Se conhecer (aprender a conhecer é adquirir os instrumentos da compreensão)
Se perceber (aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente)
Ter adequado comportamento social na escola, na família e na sociedade (aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas)
Ser coerente com seus valores (aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes)
Estes quatro pilares constituem o aprendizado, que no Colégio Objetivo tem estes valores agregados:
Aprender a aprender: para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
Aprender a fazer: mais que adquirir qualificação profissional, preparar o indivíduo com competências que o tornem apto a enfrentar adversidades.
Aprender a viver: respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz para realização de projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.
Aprender a ser: desenvolver personalidade e agir com maior autonomia, discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso é preciso total dedicação às potencialidades do indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicação.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
A estrutura administrativa compreende a Diretoria Geral, assessorada por órgãos de apoio administrativo e pedagógico. As Coordenações Pedagógicas atuam em conjunto para que as metas educacionais do Colégio Objetivo Americana sejam difundidas e alcançadas no cotidiano da prática escolar. A Orientação Educacional colabora com esse propósito acompanhando o aluno em seu desenvolvimento integral.
Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações - considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa -, levando-o à especulação, ao questionamento. Dando ao aluno condições para uma formação plena.